top of page

DRA. SOFIA REBELO VIZINHO | PSICÓLOGA CLÍNICA E DA SAÚDE

O que é a fadiga pandémica e como combatê-la

  • psicologiasdasofia
  • 7 de abr. de 2021
  • 2 min de leitura

Já ouviu falar na fadiga pandémica?



A pandemia COVID-19 exigiu e exige de todos nós uma grande capacidade de adaptação.

Essa adaptação refere-se a novos comportamentos, novas regras e alterações nas rotinas, até mesmo nas mais simples. Uma das maiores dificuldades sentidas está ligada à incerteza sobre quando esta crise irá terminar, uma vez que já dura longos meses e ainda é difícil prever o seu fim.


Assim, nesta fase, é natural que se possa sentir menos motivado em seguir as orientações de saúde e os comportamentos de protecção, após tantos meses a viver com limitações, sacrifícios e incerteza.


Mas o impacto pandémico também se faz sentir ao nível emocional, originando níveis crescentes de apatia. Este alerta foi dado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que refere que a “fadiga pandémica” pode chegar a 60% da população em alguns grupos. Assim sendo, o termo “fadiga pandémica” refere-se a um sentimento de sobrecarga, provocado pela constante vigília e sentido de alerta e de cansaço pelo esforço em obedecer às restrições e alterações na rotina.


Os efeitos colaterais da pandemia são também devastadores: falamos do desemprego, da perda de rendimentos ou da deterioração das condições de vida. Tudo isto gera insegurança, medo e ansiedade acerca do presente e do futuro, podendo agravar ou conduzir a dificuldades e problemas de saúde psicológica (depressão, ansiedade ou stress). Há estimativas que prevêem que entre 20% a 30% das pessoas sofram com o impacto psicológico da pandemia.


Deste modo, é importante que continue a cuidar da sua rotina e procure atividades que aumentem o seu bem-estar. Contudo, se sentir que o seu dia-a-dia foi de tal forma afetado por esta crise que perdeu os seus recursos pessoais para recuperar o seu equilíbrio emocional, saiba que pode contar com a nossa ajuda. Procure a opinião de um profissional de saúde e obtenha o acompanhamento necessário. Nós podemos ajudar.


Comments


bottom of page