top of page

DRA. SOFIA REBELO VIZINHO | PSICÓLOGA CLÍNICA E DA SAÚDE

Compreender o Processo de Luto

  • psicologiasdasofia
  • 19 de jan. de 2021
  • 2 min de leitura

O luto é um processo e envolve um conjunto de reações e emoções que são resultado de uma perda. Não é fácil descrever como se desenrola este processo, uma vez que cada um vive o sofrimento e a ideia de fim de modo particular. Inclusive, ao vivenciar lutos diferentes, o mesmo indivíduo pode reagir de forma única a cada um dos processos.


Embora não possamos comparar ou estabelecer parâmetros, tipicamente, o luto assume 5 fases. Essas fases, propostas pela psiquiatra Elisabeth Kübler-Ross sugerem um princípio de entendimento.


1ª Fase – Negação:

Torna-se difícil entender e aceitar a perda. Existe tendência para racionalizar a situação e minimizar o impacto que ela tem e terá nas nossas vidas, negando o ocorrido.


2ª Fase – Raiva:

A raiva é direcionada a todos os que nos são próximos. Podemos também sentir raiva de nós próprios por não ter feito as coisas de forma diferente, acabando por nos culpabilizarmos.


3º Fase – Negociação:

Começamos a compreender que a raiva que sentimos não altera o que aconteceu e alguma serenidade começa a surgir ao mesmo tempo que retomamos a nossa rotina.


4ª Fase – Depressão:

Depois de uma perda surge também um cansaço extremo e fragilidade emocional, envoltos em sentimentos de pesar e tristeza.


5ª Fase – Aceitação:

Embora a tristeza e a saudade ainda possam estar presentes nesta fase, já é possível começar a pensar no futuro e perspetivar mudanças positivas. Não significa que seja um momento de total felicidade, mas é a fase em que se dá a diminuição/ausência da depressão e conseguimos voltar a sentir emoções tranquilizantes e nos colocamos predispostos para a mudança.


É importante reter que o luto é um processo natural e revela a forma como reagimos à perda e tentamos preencher um vazio. Nesse sentido, podemos dizer que faz parte da recuperação emocional e sucede situações de dor, como a morte de alguém, a morte de um animal de estimação, o fim de um relacionamento ou a perda de algo importante.

Sendo este um processo individual pode sentir que ninguém compreende a sua dor. Se assim for, procure o apoio de profissionais de saúde especializados e aprenda a lidar com a dor da perda para poder continuar a viver.


Contacte-nos para marcar uma consulta de acolhimento gratuita. As nossas consultas podem ser presenciais ou online.

 

Dr.ª Sofia Vizinho

Psicóloga Clínica e da Saúde


Commentaires


bottom of page